Clamídia

O Que É?

A clamídia é uma infecção transmitida sexualmente transmitida por ter sexo desprotegido com alguém infectado com a bactéria chamada Chlamydia trachomatis. Estas bactérias são encontradas na urina e secreções vaginais da pessoa infectada. A clamídia pode afetar várias áreas do sistema reprodutivo, causando uretrite, vaginite, cervicite e doença inflamatória pélvica (PID). A clamídia também pode causar infecções nos olhos e pneumonia no recém-nascido entregue por mães que têm clamídia.

A clamídia é uma das mais comuns doenças sexualmente transmissíveis. Infecções ocorrem mais frequentemente em pessoas solteiras com idade abaixo de 25 anos, que tiveram dois ou mais parceiros sexuais no ano anterior. Em mulheres, a clamídia, que não é tratada pode levar à infertilidade, dor pélvica crônica e gravidez tubária, em que o óvulo fertilizado implantes e cresce na trompa de falópio, ao invés do útero.

Sintomas

Cerca de 75% das mulheres e 50% dos homens com clamídia não têm sintomas. É por isso que muitas pessoas infectadas permanecem sem tratamento e pode continuar a espalhar a infecção para outras pessoas.

Em mulheres, a clamídia pode causar:

  • Uma sensação de ardor ao urinar
  • Um corrimento vaginal anormal
  • Leve sangramento vaginal (especialmente depois da relação sexual)
  • Dor na pelve ou abdômen inferior

Nos homens, a clamídia pode causar:

  • Um anormal lançamento do fluido que não é urina ou sêmen (chamado peniana descarga)
  • Uma sensação de ardor ao urinar

Diagnóstico

Porque a clamídia pode causar quaisquer sintomas, o seu médico irá avaliar o seu risco de ter a infecção, com base em seu histórico sexual. Por exemplo, o seu médico irá perguntar se você já teve relações sexuais sem uso de preservativos. O seu médico pode confirmar se você tem clamídia usando um teste de urina ou um cotonete para coletar o fluido da uretra ou colo do útero. Se você está em risco para a infecção por clamídia, deve ser testado pelo menos uma vez por ano, mesmo se você não tem sintomas.

Duração Prevista

Se não tratada, a clamídia pode durar por muitos meses, e durante este tempo, as bactérias podem se espalhar para os outros através de relações sexuais desprotegidas.

Prevenção

Porque a clamídia é uma doença que pode ser transmitida durante o ato sexual, você pode impedir que a clamídia por:

  • Não ter relações sexuais
  • Ter relações sexuais só com uma, pessoa não infectada
  • Sempre usando o macho os preservativos de látex durante a atividade sexual

Para evitar complicações, não tratada, a clamídia, incluindo infertilidade e gravidez tubária, mulheres sexualmente ativos em risco para a infecção por clamídia deve ter uma rotina de exame pélvico com um clamídia-teste de triagem a cada ano. Para evitar a clamídia olho infecções e pneumonia em recém-nascidos, mulheres grávidas em situação de risco para a infecção por clamídia devem ser rastreados.

Tratamento

Médicos a tratar clamídia com antibióticos orais, tais como a doxiciclina (Vibramycin), azitromicina (Zithromax) e ofloxacina (Floxin). Todos sendo tratados por clamídia deve ter todos os seus parceiros sexuais tratado tão bem.

Quando Chamar Um Profissional

A United States preventive Services Task Force recomenda os seguintes grupos de mulheres recebem anual de Clamídia triagem:

  • Mulheres sexualmente ativas de 24 anos de idade e mais jovens
  • Mulheres mais velhas com múltiplos parceiros sexuais
  • Todas as mulheres grávidas de 24 anos de idade e mais jovens
  • Mais velhas mulheres grávidas que podem estar em maior risco

Contacte o seu médico se você já teve contato sexual com alguém que você acha que foi infectada com clamídia.

Chame o seu médico se tiver sintomas de uretral, vaginal ou infecção pélvica.

Prognóstico

O tratamento antibiótico cura a infecção por clamídia e geralmente pode evitar complicações. Uma vez que uma mulher desenvolve a doença inflamatória pélvica de chlamydia ou outra causa, ela tem até 20% de risco de longo prazo de complicações, tais como infertilidade ou dor pélvica crônica.

Informações Adicionais

Associação Americana De Saúde Social
P. O. Box 13827
Research Triangle Park, NC 27709-3827
Telefone: (919) 361-8400
http://www.ashastd.org/

CDC Nacional de Prevenção de Informações de Rede (NPIN)
Centro nacional para o HIV, DST e Prevenção da TUBERCULOSE
P. O. Box 6003
Rockville, MD 20849-6003
Ligação Gratuita: (800) 458-5231
Fax: (888) 282-7681
TTY: (800) 243-7012
http://www.cdcnpin.org/

Conteúdos médicos revisados pelo corpo Docente da Escola de Medicina de Harvard. Direitos autorais pela Universidade de Harvard. Todos os direitos reservados. Utilizada com a permissão da StayWell.

Leave a Reply